O que é o Índice Glicêmico?



Índice Glicêmico - IG 

Representa a velocidade que o alimento é transformado em açúcar no sangue. IG alto significa que o alimento é rapidamente digerido, rapidamente transformado em açúcar com pico também de insulina. A insulina é liberada para tentar normalizar essa glicemia (açúcar no sangue). Picos repetidos de insulina geram sobrecarga no pâncreas, podendo causar resistência insulínica e diabetes. Esses picos de glicemia e insulina também são responsáveis pelo armazenamento de gordura, favorecendo o aumento de peso às custas de massa gordurosa.

Outro problema dessa rápida conversão do alimento em glicose é que isso gera um estímulo cerebral de fome. O IG tem variação de acordo com o tipo de alimento e com a forma de preparo, por exemplo, uma laranja em pedaços, com gomos, tem IG menor que o suco de laranja, pois este perdeu as fibras.

3 classificações para o IG: baixo até 55 moderado entre 56 e 69 alto 70 ou mais. A indicação de alimentos com baixo, moderado ou alto IG depende de alguns fatores, como horário do treino. De forma bem geral, uma dieta com alimentos de baixo a moderado IG é mais benéfica para todas as pessoas, pois mantém a glicemia e insulina em níveis mais controlados, bem como o mecanismo de fome/saciedade também mais controlado e em harmonia  Outro aspecto importante é que uma dieta com baixo IG tem influência na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e envelhecimento das células.

Fonte: Facebook - Julian Yin by @dra_tassia

 

 

Veja também:
Acupuntura como tratamento para problemas emocionais
10 alimentos que fazem bem para a pele
O que é a medicina preventiva?
Acupuntura para diminuir a ansiedade
Tratar a obesidade através da prática ortomolecular