O que é medicina preventiva?


 

medicina preventiva é uma especialidade da medicina que tem como objetivo prevenir doenças ou lesões ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas, visando melhorar a qualidade de vida de seus usuários.

Esta especialidade médica tem ganhado maior evidência na saúde pública a partir da década de 1980 e cada dia tem se tornado mais popular entre os planos de saúde.

O trabalho realizado pelo profissional da medicina preventiva se reflete nas condições da saúde em geral do paciente, diminuindo gastos com medicamentos, aumentando a produtividade, diminuindo o absenteísmo e na melhora do convívio familiar.
 
O ponto de partida para os profissionais da saúde ligados ao serviço público são os dados epidemiológicos, visando intervir nas moléstias ou agravos mais comumente observados, bem como a sua severidade levando em consideração a tecnologia disponível até o momento e menor custo possível.

Tipicamente, os profissionais da saúde do setor privado que trabalham com a medicina preventiva realizam a identificação precoce de moléstias por meio de exames genéticos ou preventivos, possibilitando minimizar os danos, bem como a prática médica conhecida como medicina da família independentes dos programas de intervenção política e social.

 
As estratégias da medicina preventiva são divididas em níveis, que são:

 

Fonte: infoescola.com

 

 

Veja também:
Acupuntura como tratamento para problemas emocionais
10 alimentos que fazem bem para a pele
O que é a medicina preventiva?
Acupuntura para diminuir a ansiedade
Tratar a obesidade através da prática ortomolecular