Medicina Preventiva


 
A medicina preventiva é a área da medicina vocacionada para a prevenção de doenças sendo parte integrante da medicina preventiva os programas de vacinação, os projetos de atividade física e emagrecimento, a promoção de princípios de vida saudável, os exames periódicos de colesterol, câncer e diabetes.
 
Uma das formas de exercitarmos na prática o conceito de medicina preventiva é fazendo check-ups regulares, evitando o estresse através da prática de meditação, ginástica ou outra atividade que promova prazer em quem a pratique, evitando desta forma, o desenvolvimento de patologias tão comuns como a depressão.
 
Trata-se de um ramo da medicina que ganhou ênfase e importância recentemente com a percepção global da importância da prevenção para evitar o aparecimento de patologias que com aconselhamento médico e orientação podem ser prevenidas.
 
Existem quatro tipos de prática em medicina preventiva:
a) a prevenção primária que evita o aparecimento da doença iniciando a prevenção logo numa fase gestacional.
 
b) a prevenção secundária que abarca métodos de diagnóstico e trata de doenças em estágios iniciais antes de evoluir.
 
c) prevenção terciária faz uso de métodos com vista à diminuição do impacte negativo da doença existente diminuindo complicações.
 
d) a prevenção quaternária recorre a métodos que evitam ou minimizam resultados de intervenções desnecessárias ou excessivas no sistema de saúde.
 
O profissional de medicina preventiva atua a partir de dados epidemiológicos na perspetiva de intervir nas doenças ou agravamento de maior frequência. Através da genética médica é possível intervir na minimização das consequências da doença.
 

Veja também:
Acupuntura como tratamento para problemas emocionais
10 alimentos que fazem bem para a saúde
O que é a medicina preventiva?
Acupuntura para diminuir a ansiedade
Tratar a obesidade através da prática ortomolecular