Acupuntura ajuda no tratamento da depressão


 

Muitos se enganam quando pensam que o único tratamento para depressão é o medicamentoso. Pesquisadores a Universidade de Iorque, nos Estados Unidos, defendem que a acupuntura e a psicoterapia, ministradas juntamente com as terapias tradicionais, trazem benefícios aos pacientes depressivos.

De acordo com os pesquisadores, muitos pacientes com depressão mostram-se interessados em receber tratamentos não medicamentosos. Entretanto, o que se percebe atualmente é um aumento da taxa de terapias medicamentosas e uma diminuição do uso da psicoterapia. Para os especialistas, isso pode ser revertido com o desenvolvimento de pesquisas que mostrem o efeito benéfico das chamadas terapias alternativas.

O estudo realizado na Universidade de Iorque distribuiu, aleatoriamente, pacientes com depressão em três grupos: o primeiro recebeu os cuidados usuais somado de 12 sessões de acupuntura; ao segundo foram ministrados os cuidados usuais acrescidos de 12 sessões de psicoterapia; e o terceiro foi tratado apenas com os cuidados habituais.

Os resultados mostraram que, quando comparados aos pacientes que receberam apenas cuidados habituais, aqueles que participaram das sessões de acupuntura ou de psicoterapia apresentaram uma redução significativa nos indicadores médios de depressão em três meses. Não houve diferença significativa nos indicadores de depressão entre a acupuntura e a psicoterapia, com ambas as abordagens apresentando benefícios similares.

Fonte: 
http://www.boasaude.com.br/

 

Veja também:
Acupuntura como tratamento para problemas emocionais
10 alimentos que fazem bem para a pele
O que é a medicina preventiva?
Acupuntura para diminuir a ansiedade
Tratar a obesidade através da prática ortomolecular