Acupuntura no tratamento da paralisia facial


 
A acupuntura é um tratamento bastante procurado para aliviar muitos problemas de saúde como enxaqueca, dificuldade para emagrecer, perda da libido e, também, a famosa tensão pré-menstrual (TPM). Mas, um distúrbio que pega de surpresa muitas pessoas também pode ser tratado com a ajuda desta técnica chinesa. Estamos falando da paralisia facial.
 
A acupuntura é uma alternativa eficaz e segura que pode acelerar a cura da paralisia facial.  O estímulo causado pelas agulhas faz com que o cérebro entenda que precisa voltar a nutrir aquela região que momentaneamente está desguarnecida de sangue e de seus eventuais nutrientes. É como se ele acordasse o cérebro.
 
Poucos sabem sobre a paralisia facial, mas o nervo facial funciona como uma espécie de “cabo telefônico”, que contém 7000 fibras dentro dele. Cada fibra carrega impulsos eletrônicos para cada músculo específico da face. São dois nervos faciais, um para cada lado do rosto, que funcionam independentemente. As informações passam através das fibras e permitem as expressões como piscar, sorrir, chorar, entre outras mais.
 
A paralisia facial periférica ou central é um distúrbio total ou parcial do nervo da expressão facial, que afeta o rosto desde o supercílio até a boca. As causas podem ser classificadas como: traumática, infecciosa, neoplásica, metabólica, congênita, vascular, tóxica e idiopática.
 
O nervo facial é o que mais frequentemente pode ser paralisado, e também o mais visível. Os primeiros sintomas podem ser dormência ou fraqueza na região do rosto, sensação de inchaço ou pressão no lado afetado, mudança no paladar, intolerância a barulhos, olho ressecado e algumas vezes dor ao redor, e dores no ouvido.
 
A paralisia facial se trata de um distúrbio totalmente visual, e faz com que o paciente se sinta envergonhado, com dificuldade no convívio natural com a sociedade. Neste caso, a acupuntura ajuda no relaxamento do paciente contribuindo da melhor maneira para que o tratamento possa seguir o melhor possível.

Fonte: 
http://www.suadieta.com.br/
 
 
Veja também:
Acupuntura como tratamento para problemas emocionais
10 alimentos que fazem bem para a pele
O que é a medicina preventiva?
Acupuntura para diminuir a ansiedade
Tratar a obesidade através da prática ortomolecular