Acupuntura para canelite


 
Se você fez um treinamento atlético intenso, provavelmente já experimentou dores nas canelas, ou canelite, em algum momento, que ocorrem logo atrás da tíbia, ou o osso da canela. Também conhecida como síndrome do estresse do medial tibial, esse problema é causado ao colocar muita pressão sobre os tecidos conectivos que ligam os ossos da canela ao músculo. A acupuntura tem demonstrado alguma eficácia no tratamento da dor. Antes de procurar tratamento, consulte seu médico.
 
Informações sobre acupuntura
 
A acupuntura trata doenças e enfermidades de maneira muito diferente da medicina ocidental. Ao invés de tratar os problemas a nível celular ou de tecidos, ela recupera a saúde equilibrando o fluxo de energia vital, ou "ki", ao longo de caminhos conhecidos como meridianos. Um acupunturista pode manipular o fluxo e o equilíbrio de energia, estimulando pontos específicos do corpo com agulhas muito finas. Esses pontos se relacionam com os meridianos que estão desequilibrados ou bloqueados e, após resolver o problema, a manifestação da doença ou a dor desaparece.
 
Acupuntura e lesões
 
Embora a acupuntura seja bem conhecida como um meio de tratar doenças, ela também tem aplicações para lesões. Segundo o Pacific College of Oriental Medicine (Faculdade do Pacífico de Medicina Oriental), a acupuntura é aconselhável para uma série de lesões desportivas comuns, incluindo entorses, inchaço e dores nas canelas. Mesmo nos casos em que a acupunctura não é utilizada para tratar a lesão subjacente, ela pode aliviar a dor ou encurtar o tempo de recuperação.
 
Acupuntura e canelite
 
Em um estudo publicado no "Diário de Medicina Chinesa", em 2002, os atletas com dores nas canelas que foram submetidos à acupuntura relataram níveis de dor significativamente mais baixos do que os atletas que receberam tratamentos de medicina desportiva tradicional, como medicação anti-inflamatória. Indivíduos que receberam a acupuntura também descobriram que a dor era uma interferência menor na prática de seu esporte. Em um estudo de caso publicado em 2001 no "Diário de Acupuntura Médica", a estimulação dos pontos 45 do estômago, 18 do intestino delgado e 44 da vesícula biliar resultou em uma recuperação completa de dores nas canelas dentro de dois dias.
 
Combinações de tratamentos
 
Os principais tratamentos para dores nas canelas oferecidos pela medicina ocidental giram em torno de descanso, gelo para reduzir o inchaço, elevação e medicação para alívio de dor. Dicas preventivas incluem o uso de calçado adequado, com muito apoio do arco e aquecimento antes de iniciar exercícios intensos. Para uma recuperação rápida, pergunte a um médico sobre a combinação de abordagens ocidentais com a acupuntura e outras modalidades. Por exemplo, o estudo de caso de 2001 combinou a acupuntura com tratamento homeopático. Sempre que usar vários métodos, certifique-se de que todos os responsáveis pelos tratamentos saibam sobre os outros medicamentos que você consome e as terapias que pratica. Embora efeitos secundários sejam pouco frequentes com a acupuntura, muitas outras terapias alternativas, como a fitoterapia, podem causar interações negativas com certas drogas.
 
 
Veja também:
Acupuntura como tratamento para problemas emocionais
10 alimentos que fazem bem para a pele
O que é a medicina preventiva?
Acupuntura para diminuir a ansiedade
Tratar a obesidade através da prática ortomolecular