Cefaléia tem solução: a acupuntura


 
A acupuntura é uma aliada eficaz dos pacientes que sofrem com suas dores crônicas e agora a técnica também tem o aval da ciência para o seu uso no tratamento das dores de cabeça.
 
Três pesquisas clínicas contribuíram para que a Cochrane Collaboration finalmente conseguisse confirmar o que se observava na prática: os efeitos da acupuntura na prevenção das crises de enxaqueca e das cefaleias de tensão. As revisões da Cochrane incluíram essas três pesquisas realizadas na UNICAMP, além de outras feitas em vários países, tais como: Alemanha, Itália e Inglaterra.
 
Portanto, já está comprovada cientificamente a eficácia terapêutica da acupuntura na prevenção da cefaleia tensional e das crises de enxaqueca, as chamadas dores de cabeça primárias.
 
Segundo afirmação do Dr. Hans-Christoph Diener, ex-presidente da Sociedade Internacional de Cefaleia e um dos mais importantes pesquisadores do mundo sobre dor de cabeça, “a acupuntura funciona tanto quanto os medicamentos” na prevenção das crises de enxaqueca.
 
Os benefícios da acupuntura não param por aí: os efeitos do tratamento da dor no paciente podem durar por quase um ano após a interrupção das aplicações. Uma das pesquisas da Dra. Jerusa Alecrim demonstrou este resultado através do registro diário da presença de dor ou não feito pelos pacientes que participaram do estudo.
 
ENXAQUECA
 
A acupuntura é, portanto, uma forma eficaz para combater a enxaqueca, uma das dores de cabeça mais fortes e uma das doenças mais incapacitantes do mundo, que afeta entre 10 e 20% da população.
 
É importante que o paciente procure um médico antes de qualquer tratamento, já que o diagnóstico é feito pelo histórico clínico e exame físico porque nenhuma alteração aparece nos exames laboratoriais de imagem e as dores de cabeça podem ser até resultados de doenças mais graves.
 
Em alguns casos, o tratamento da enxaqueca deverá ser dividido em duas partes. O tratamento das crises de enxaqueca e o preventivo das crises. Durante as crises, o uso de medicamentos é ainda a melhor opção.
 
Quando é indicado o tratamento de acupuntura, os pontos escolhidos poderão estar localizados em qualquer parte do corpo, tais como: cabeça, tronco, mãos, pernas e pés. Muitos pontos não deverão ser os mesmos em todos os pacientes. Cada pessoa adoece de uma maneira diferente. Portanto, os pontos de acupuntura e tipos de estímulos a serem utilizados podem variar de uma sessão para outra.

Confira com a gente mais tratamentos sobre acupuntura e dicas de alimentação saudável
 
Fonte: alecrim.med.br
 
 
Veja também:
Acupuntura como tratamento para problemas emocionais
10 alimentos que fazem bem para a pele
O que é a medicina preventiva?
Acupuntura para diminuir a ansiedade
Tratar a obesidade através da prática ortomolecular