Como a acupuntura pode aliviar os sintomas da menopausa?


 
Muitas mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa, buscam outras alternativas para combater esse desequilíbrio hormonal. A maioria prefere não começar imediatamente com a reposição hormonal, pois apesar de aliviar os sintomas da menopausa e oferecer proteção contra a Osteoporose, a reposição hormonal causa alguns efeitos colaterais, entre eles um maior risco de carcinoma de endométrio e de mama.
 
Com isso, as mulheres procuram cada vez mais opções alternativas para o tratamento da menopausa. Uma das opções é uma alimentação balanceada. Alimentos como cereais integrais, hortaliças, frutas e legumes devem ser priorizados, pois esses alimentos mantêm o equilíbrio hormonal. Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) protegem o coração e deixam a pele mais macia.
 
A acupuntura pode aliviar os sintomas da menopausa como dores de cabeça, enxaquecas, dores nas costas, calores e desânimo. O tratamento também pode favorecer a concentração e ajudar na falta de memória, assim como melhorar a insônia e o estresse. É um método que vem sendo muito procurado e apresentado ótimos resultados na hora de amenizar esses sintomas.

Através de pontos específicos é possível estimular os ovários, útero, glândula tireóide, paratireóide e pituitária equilibrando a produção de hormônios e reduzindo os calores. As agulhas também podem estimular a liberação de endorfina (analgésico natural) e aliviar as dores, um método que não apresenta nenhum risco às pacientes e totalmente indolor, ao contrário do que a maioria pensa.

 

Veja também:
Acupuntura como tratamento para problemas emocionais
10 alimentos que fazem bem para a saúde
O que é a medicina preventiva?
Acupuntura para diminuir a ansiedade
Tratar a obesidade através da prática ortomolecular