Tratamento de infertilidade com acupuntura


 
Existem muitas diferentes aplicações para a acupuntura, técnica de medicina tradicional oriental que estimula e pressiona determinados pontos do corpo para tratar dores, problemas hormonais, vícios e muitas outras doenças. Inclusive, sabe-se que pode ser muito benéfica como coadjuvante em tratamentos para fertilidade.
 
Cansaço, estresse, tabagismo, falta de energia, desequilíbrios hormonais e de citocinas, sobrepeso e síndrome dos ovários policísticos (SOP) são apenas alguns problemas femininos que estão fortemente associados à infertilidade, e que a acupuntura pode ajudar a solucionar. Na maioria destes casos, os pontos específicos onde são fixadas as agulhas, chamados meridianos, são principalmente os rins, para dar mais energia ao organismo, o coração, pois é o meridiano a que se atribui o equilíbrio emocional, e o fígado, cujo estímulo auxiliará na regulação do fluxo menstrual e no controle dos efeitos da TPM.
 
Com o tratamento destas três áreas, já é possível reparar irregularidades de ovulação e desordens hormonais, inclusive às que estão ligadas à síndrome de ovário policísticos.  Além de ajustar o ciclo menstrual, melhorar a qualidade do óvulo e o revestimento uterino, o tratamento com acupuntura também aumentar a irrigação sanguínea nos órgãos reprodutivos e endométrio, o que é especialmente interessante para ajudar na fixação do óvulo fecundado.
 
O mais recomendado é que a terapia com acupuntura comece aproximadamente três meses antes dos tratamentos contra infertilidade propriamente. São indicadas duas sessões semanais por um período mínimo de três meses. Se o casal optar pela fertilização in vitro, a melhor época para as sessões de acupuntura são a fase luteal do ciclo menstrual, também conhecida como período pós-ovulação, e nos dias que antecedem e se seguem à transferência do embrião. Nesta fase, algumas sessões de acupuntura podem ser um excelente suporte, aumentando a taxa de gravidez entre 10% e 39% ,e evitando a ocorrência de abortos.
 
 
Veja também:
Acupuntura como tratamento para problemas emocionais
10 alimentos que fazem bem para a pele
O que é a medicina preventiva?
Acupuntura para diminuir a ansiedade
Tratar a obesidade através da prática ortomolecular